quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

6 anos sem o Embaixador dos Morros

No último dia 17 de Janeiro de 2011, completou-se seis nos da morte de um dos maiores sambistas da história do Brasil: José Bezerra da Silva.

Nascido no Estado de Pernabuco, em 09 de Março de 1927, deixou a cidade natal de Recife aos 15 anos figindo clandestinamente em um navio com direção ao Rio de Janeiro. Lá morou no morro cantá galo e trabalhou na construção civil como pintor.

Em 1950, sob influência de jackson do Pandeiro, comeca na música tocando instrumentos de percurssão na Rádio Clube, em 1960 ele comeca a fazer parte da Orquestra da Copacana Discos.
Bezerra também estudou violão clássico por 5 anos, era um dos poucos partideiros que conseguia ler partitura musical.
Suas primeiras gravações sairam em compacto 1969 e seu primeiro disco sairia 6 anos depois em 1975. A partir da série "Partido Alto nota 10" ele começa a ter sucesso. Entre os inúmeros sucessos, podem ser citados "Maladragem dá um tempo", "Sequestraram minha sogra" e "Candidato Câo Câo". Foi ele também que celebrizou o estilo "sambandido", uma mistura entre crítica social e politíca e humor.
Muitos dos compositores das músicas cantadas por Bezerra da Silva, são da própia comunidade, no portal Porta Curtas, voce pode encontrar excelente curta documentário de Márcia Derraick e Neto Simplício, chamado "Coruja" o próprio Bezerra apresenta um poucos desses personagens importantes mas não conhecidos.


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário