segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

1º ENCONTRO ESTADUAL DE HIP HOP

1º ENCONTRO ESTADUAL DE HIP HOP

"O maior encontro da cultura hip hop acontece no centro político gaúcho"

Por Jean Andrade
Fotos: Denilson Fagundes e Jean Andrade

Neste último sábado, dia 13, aconteceu o “1º Encontro Estadual de Hip Hop” realizado no grande Theatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS e contou com a participação de caravanas das cidades de Santa Maria, Rio Grande, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Pelotas, Caçapava, Bagé, São Lepolodo, Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Guaíba, Londrina (PR), Chapecó (SC), Florianópolis além de Porto Alegre e inúmeras outras cidades. O evento iniciou com o credenciamento de todos presentes e às 15hs a cerimônia começou com a composição da mesa do Encontro com as principais lideranças estaduais do Hip Hop, entre elas a Alvo, além dos Deputados Mano Changes, Raul Carrion e Jeferson representando o Deputado Ronaldo Zulke que não pode estar presente. Após uma breve exposição de cada representante sobre a importância do Hip Hop para a sociedade e alguns encaminhamentos para melhoria da produção e articulação da cultura no estado além da relevância da Lei 13.043 que institui o dia 08 de maio como o Dia Estadual do Hip Hop e a Semana Estadual do Hip Hop a ser realizado na segunda quinzena deste mesmo mês foi feito uma homenagem aos principais veiculos de comunicação do hip hop: na categoria rádio com o Projeto Rap Porto Alegre do Dj Piá, na categoria internet com o site Adversus e Tv com o programa Hip Hop Sul receberam os certificados respectivamente.
Em seguida
deu-se início as intervenções artísticas com a exposição de um vídeo e show do projeto “Mc’s Para Paz” formado por apenados do regime semi-aberto da instituição Pio Buck de Porto Alegre. Ao final aconteceu a gravação do DVD Ômega Hip Hop com shows de Revolução RS, Sandrão (CNBoys), BFN e Hantaru que sacudiram o teatro. Na sequência as caravanas começaram a se apresentar com shows dos grupos de rap e intervenções de dança de rua até o final do evento, por volta das 22hs. Enquanto tudo isso acontecia dentro do Dante Barone lá fora a atividade era da grande roda de break, a feira de artigos e marcas de hip hop e o grafitti coletivo que foi exposto no palco e no teatro tudo filmado e transmitido ao vivo pela TV Assembleia e com a cobertura do programa Hip Hop Sul (TVE-RS).
Uma das coisas que mais chamaram a atenção foram as 10 pickups no palco e a quantidade de grupos de rap de diferentes estilos e vertentes que mostraram a força da cultura hip hop do interior do RS deixando o palco pequeno para tantas intervenções.
Com o evento se obtiveram encaminhamentos importantes como um documento proposto pelo hip hop gaúcho à “Conferência Nacional de Segurança Pública” contendo demandas como mais projetos de hip hop nas comunidades, o não aumento da maioridade penal e a inclusão do hip hop como ferramenta de resocialização de presos nas penitenciárias brasileiras.
Outras importantes demandas do Encontro: a formação do Fórum Gaúcho de Hip Hop, a necessidade de investimentos públicos para produção da cultura hip hop, a regulamentação da Lei 13.043 para destinar recursos para a realização da Semana Estadual do Hip Hop em 2010 e a participação efetiva do governo estadual através de políticas publicas para o hip hop.
Assim encerrou-se o 1º Encontro Estadual do Hip Hop mostrando uma cultura madura, organizada e articulada em todo canto do Rio Grande do Sul.

Um agradecimento especial aos Deputados Ronaldo Zulke (PT), Mano Changes(PP), Raul Carrion (PC do B), a Comisssão de Educação, Cultura e Desporto da AL e a Assembleia Legislativa através do presidente o Deputado Ivar Pavan (PT).

Confira algumas fotos do evento:


Público


Mano Oxi foi o cerimonialista.


Cerimônia.


Tiago (Bento Gonçalves), Teco (Perifa) e Jean (Alvo Wear) na feira de produtos.


Um comentário: